Consumo de cerveja ou café pode te ajudar a passar dos 90 anos, diz estudo

É de senso comum que ter um estilo de vida saudável, fazer exercícios físicos e não se estressar é essencial para viver muito. Porém, um estudo feito com 1.800 pessoas sugere que o álcool e o café podem te dar uma forcinha a mais na longevidade.
De acordo com pesquisadores da UCI Mind (UC Invine Institute for Memory Impairments and Neurological Disorders), dos Estados Unidos, consumir essas bebidas de forma moderada, pode te ajudar a ter uma vida mais longa e melhor.
O estudo intitulado “The 90+” acompanhou como vivem e os hábitos alimentares de mais de 1.800 pessoas. Em um intervalo periódico de seis meses, as pessoas tiveram que fazer testes cognitivos, físicos e neurológicos. Os cientistas pegaram diversos tipos de informações como seu estilo de vida, histórico médico, dietas, entre outras informações relevantes.
Um dado pegou a todos de surpresa. Os dois hábitos que mais ajudaram os voluntários e viverem mais foram beber álcool e café diariamente. Os que faziam uso dessas substâncias em quantidades moderadas todos os dias, provavelmente viveriam mais do que os que não fizeram nenhum consumo.
As pessoas que ingeriam todos os dias dois copos de cerveja ou mesmo duas taças de vinho tinham 18% de chances de viver mais, enquanto quem preferia um cafezinho tinha 10% mais probabilidade a viver um período maior do que os que não possuíam o mesmo hábito.
“Eu não tenho uma explicação exata para isso”, admitiu a doutora Claudia Kawas, coordenadora do estudo. “Mas eu realmente acredito que beber moderadamente ajuda a longevidade”, completa.
Porém, a pesquisa não é uma liberação para o consumo excessivo de nenhuma das bebidas citadas. A moderação é essencial.
“Muitos dos estudos relacionados ao consumo de álcool, incluindo o The 90+ Study, são observacionais, então nós só podemos dizer que alguma substância na bebida está associada à saúde e longevidade. Me deixa curiosa saber se os consumidores de álcool e café compartilham outros importantes hábitos e estilos de vida que poderiam ser a verdadeira chave para a longevidade”, explica a nutricionista americana Jennifer Markowitz.
Com The Daily Meal

Postar um comentário

0 Comentários