12 Vegetais Saudáveis que você provavelmente não conhecia

1. Oca

A oca é um vegetal bem comum em países da América do Sul e muito adorada na Nova Zelândia. Esse item perde apenas para a batata, em termos de área plantada, em algumas regiões do continente. No entanto, dependendo da variedade, ele possui um sabor mais picante e também mais doce do que o outro legume. É uma excelente fonte de vitamina C, potássio e ferro.

2. Junça

Para consumir esse tubérculo, muitas pessoas o embebem em água morna. A junça pode ser uma importante alternativa para os intolerantes à lactose, já que dela também pode ser feita a orchata, bebida doce leitosa bastante consumida na Espanha. Ela lembra nozes e castanhas na aparência e também no gosto, apesar de ser um pouco mais adocicada.

3. Romanesco

Esse vegetal pode parecer muitas coisas e com certeza nada que seja comestível. No entanto ela é sim um alimento e é uma variação das couves-flores e dos brócolis. Fonte de vitaminas C e K, fibras e carotenoides, o romanesco é muito saudável.

4.  Couve-rábano

Está entre os alimentos mais saudáveis do mundo e todas as suas partes são comestíveis. A raiz pode ser frita como batata, o caule é crocante e suculento para se comer cru e as folhas podem ser colocadas em uma salada. Seu consumo é mais popular na Índia.

5. Cercefi

Muito popular na Europa, o cercefi tem gosto parecido com o do coração de alcachofra e pode ser preparado de diversas maneiras, assim como muitas outras raízes que constituem a nossa alimentação. Muitos acreditam em seu poder medicinal e, antigamente, ele era utilizado em casos de picada de cobra.

6. Aipo-rábano

O aipo-rábano é mais uma raiz presente em nossa lista. É uma excelente fonte de fibras e pode ser uma ótima alternativa à batata, principalmente em função da sua característica de ausência de amido, o que não é tão comum para alimentos desse tipo. Sua popularidade é maior na Europa.

7. Kai-lan ou Couve chinesa

As folhas de couve chinesa, ou kai-lan, podem ser um excelente complemento para uma salada, mas acompanham bem qualquer refeição, incluindo brócolis, que é uma variação próxima desse item. São muito nutritivas e gostosas.

8. Alcachofra-girassol

Esse item culinário exótico é natural da América do Norte. É um vegetal usado para produção de bebidas alcoólicas, sendo que muitos consideram o álcool saído desse tubérculo de melhor qualidade do que o extraído das beterrabas. Assim como o aipo-rábano, esse alimento possui baixo teor de amido, podendo constituir uma importante alternativa às batatas na alimentação, além de seu cultivo ser extremamente fácil.

9. Salicornia

Esse vegetal é muito utilizado no acompanhamento de peixes, mas não por acaso. Ele cresce em regiões costeiras, rochosas e ricas em sal, ambiente em que poucas das plantas conhecidas conseguem se desenvolver. Há séculos, principalmente na Inglaterra, também é utilizado picado como parte da salada. Além disso, essa planta vem sendo testada como possível fonte de biodiesel.

10. Nopal

Essa planta, que na realidade é um cacto, se torna comestível após a retirada cuidadosa dos espinhos que a revestem. Com a preparação adequada, obtém-se a polpa que é extremamente suculenta e, por isso, pode se tornar uma excelente alternativa para os vegetarianos, substituindo a carne. Um dos pratos que recebem o nopal para versões vegetarianas é o taco, típico do México, país onde o vegetal é muito popular.

11. Palmaria palmata ou dulce

Por mais que seja uma planta que nasce e cresce embaixo d’água e não seja tão atrativa à maioria dos apetites, a dulce é um alimento rico em fibras e vitamina B, além de uma ótima fonte de proteína vegetal. Como possui grande quantidade de iodo, é importante para prevenir doenças da tireoide. Essa alga é comum na região do Atlântico Norte e é um ingrediente muito bom para pratos como sopas e caçarolas.

12. Feijão-chicote

Natural do sudeste da Ásia, esse vegetal, que é um tipo de vagem, pode alcançar quase meio metro de altura. No entanto, sua principal característica é o crescimento acelerado, em que apenas um dia é suficiente para apresentar níveis significativos. Fontes excelentes de fibras e vitaminas A e C, os feijões-chicote podem ser preparados da mesma maneira que outras variedades de vagens de feijão.

Fonte 

Postar um comentário

0 Comentários